sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

INSTRUÇÃO

O rapaz completa 18 anos e corre para a auto escola. A maioria dos seus amigos já tinha a carteira de habilitação, ele era o mais novo do grupo. Já estava na faculdade e se lembrou de que no colegial, quando alguém dizia que já podia dirigir, isso dava um status absurdo. Agora na faculdade, poder dirigir era o mínimo para dar conta da sua rotina de estudos, estágios, academia, baladas, namoro e viagens para o litoral norte.

Foi entrando logo na auto escola mais próxima da sua casa, um lugar que não inspirava muita confiança, mas pelo menos era barato. A cada aula lhe indicavam um novo instrutor, cada vez num carro diferente. Não achou ruim, pois queria mesmo dirigir a maior variedade de carros possível. Na segunda aula, uma moça jovem, morena e toda falante veio com um Corsa e ele deixou o carro morrer.

- Não liga não, acontece. É problema da embreagem, você tem que ir fundo.

Naquela aula ele aprendeu a ir fundo com aquela instrutora. Mas na aula seguinte, foi encaminhado para um tiozão na faixa dos 50, que levou-o até um Fiat Uno, estranhamente estacionado fora da auto escola. Mas o que chamou a sua atenção foi uma mulher no banco de trás, que acompanhou-os durante a aula toda. O instrutor ia dizendo laconicamente, "estaciona ali", "dá a volta, olha a placa de PARE". Mas as instruções eram as mínimas necessárias, já que ele estava muito mais ocupado com a discussão que levava em paralelo com a mulher no banco de trás.

- Eu não quero saber, eu fico confiando e você nunca vai ver a sua filha, não sabe do que ela tá precisando.

- Eu não te falei que ia antes do Natal? Não fui lá levar ela pra passear?

- Olha, eu tô dizendo que você tem que parar de falar tanta mentira, eu fico dependendo de você pra resolver certas situações e você some.

- Eu só sumi quando disse que precisava fazer aquele carreto...

E assim prosseguiu. O rapaz manobrando, dando seta, atento a tudo e ao mesmo tempo imaginando: "É muita cara de pau trazer a ex-mulher pra ficar lavando roupa suja aqui, né? E ela também nem se intimida, vai falando de tudo na minha frente, tá cagando e andando. Puts, ter ex-mulher já deve ser treta, ainda mais um cara desses despreparado pra tudo na vida".

Do auge dos seus 18 anos ele observava e analisava. Antes de entrarem na avenida Pacaembu, retornando para a auto escola, ela diz que vai descer. Nos poucos quarteirões de volta, o instrutor puxa conversa com ele.

- Você tem namorada, garoto? E você é fiel? Não tem outras por aí? É... escuta o que eu te digo então, nunca deixe a sua amante engravidar, tá ligado?

O rapaz percebeu então que a situação era bem diferente da que ele julgava, ainda mais tenebrosa (assim ele pensava). As últimas instruções daquele dia foram:

- Se você tiver uma amante, fica com ela enquanto vocês se divertirem juntos, não fica arrumando problema pra cabeça. Ah, e não conta lá na auto escola o que aconteceu, beleza?

2 comentários:

Anônimo disse...

e vc aprendeu direitinho!
viajem e com g.... a regra é: quando é substantivo é g, quando é verbo é j.

Anônimo disse...

caso contrário, a amante vira uma pessoa, né? deixa de ser uma mera função social....